Dieta dos pontos

A nova dieta é alvo das mulheres e campeã de público e críticas. Com essa alimentação é possível escolher o que comer e montar o prato que quiser. A única exceção são os alimentos que possuem gordura trans, que praticamente está banida dos alimentos.

Com essa dieta dos pontos você pode comer livremente o que quiser e ainda perder até 4 quilos em um mês.

Troca por alimentos ricos em fibras

Nesse método, pães e massas são trocados por versões integrais, que são ricos em fibras e aumentam a sensação de saciedade, além de ajudar a controlar os pontos da dieta. Mas vale lembrar que, às vezes, é permitido comer alimentos comuns, pois a ideia é perder peso de forma prazerosa.

No lugar das calorias, você deve somar pontos e cada ponto vale 3,6. Dessa maneira, não há um cardápio pronto e é possível comer aquilo que se gosta. Mas como toda dieta, há limite. Para perder até 4 quilos em um mês, o certo é consumir 320 pontos (quase 1.200 calorias) por dia.

Divisão de pontos entre os grupos alimentares

E para não perder as contas, ter tabelas por perto ajuda no controle. O ideal é reservar 160 a 176 Dieta dos pontospontos (ou seja, entre 50% e 60% do total permitido) para carboidratos (massas, pães, cereais, integrais). As proteínas (carne, leite, iogurte) devem somar entre 33 e 50 pontos (10% a 15% do total) e as gorduras (óleo, azeite, castanhas) até 96 pontos (30% do total diário).

Para tudo dar certo, é bom acompanhar tudo com um diário alimentar, anotando o que comeu, somando depois do almoço e antes do jantar. Assim é possível ter noção de quanto ainda pode consumir.

Dieta dos Pontos – Pontos para tempero e frituras

No preparo dos alimentos sempre há tempero com muitas misturas, então é importante descontar esse valor, com cerca de 15 pontos. Sendo fritura, multiplique os pontos apresentados por 3 e por 4 se for empanado ou à milanesa. Exemplo: bife grelhado 56 pontos e quando está à milanesa soma 224.

Se ultrapassar a cota antes do dia acabar, compense comendo menos na próxima refeição.

Para calcular os pontos siga os passos:

  1. Encontre a sua taxa de metabolismo basal (TMB)
  2. Descubra qual o seu nível de sedentarismo
  3. Multiplique a taxa de metabolismo basal pelo resultado obtido com o nível de sedentarismo e, em seguida, divida por 3,6. Quer um exemplo? Uma mulher de 25 anos, com 90 kg, que pratica atividade física 3 vezes por semana, por 30 minutos. A sua TMB é 1.819 (14,7 X 90 + 496). Depois, multiplique esse valor por 1,35 (nível de sedentarismo).

Assim, você chega ao resultado de 2.455,65 calorias. Como na dieta dos pontos 3,6 calorias equivalem a 1 ponto, você divide o resultado obtido por 3,6. O resultado vai ser 682.

  1. Calcule o seu índice de massa corporal (IMC)

Para calcular o IMC, você divide o seu peso (em quilos) pela multiplicação da sua altura (em metros). Usando o mesmo exemplo, suponhamos que a mulher tenha 1,65m de altura. Multiplique 90 kg por 1,65 X 1,65. Assim, temos 33,0 como IMC.

  1. Consulte a tabela e subtraia o valor indicado dos pontos obtidos no passo 3

De acordo com o seu IMC, extraia a quantidade de pontos de acordo com a tabela.

Continuando com o mesmo exemplo, o IMC da mulher é 33,0. Assim, devem ser subtraídos 200 pontos dos 682 pontos já calculados. Ou seja, devem ser ingeridos 482 pontos diariamente.

Se gostou desta dieta, confira também muitas outras aqui em nosso blog das dietas para emagrecer.

Gostou? Conheça Também Estas Dietas para Emagrecer:

11 Dietas para emagrecer
Imecap redutor de medidas funciona?
Cicatricure Gel funciona de verdade?
Dieta do leite
Como calcular o IMC
 Dieta da USP

Dieta dos pontos
Avalie este artigo

Leave a Reply