Dieta do Carboidrato

Todo dia surgem inúmeras dietas milagrosas, prometendo perda de peso e um corpo em forma. Muitas delas são ideias malucas e não têm eficácia comprovada cientificamente. Isso não se aplica a Dieta do Carboidrato.

Os benefícios dela foram identificados por estudos e realmente contribuem para a perda de peso sem passar fome.

O que é a dieta do carboidrato?

A estratégia usada nesse método é cortar carboidratos do cardápio durante dois dias seguidos por semana. Ela se adequa a pessoas que não conseguem ter uma alimentação restritiva por um longo período.

Nos dois dias da dieta sua alimentação deverá ser baseada em ovos e carnes magras (peixe e frango, por exemplo), pois esse tipo de comida é rico em proteínas.

Nem pensar em guloseimas!

Além de carboidratos, durante o período da dieta estão proibidas frituras, doces e até mesmo arroz, batata, azeite e algumas frutas. Nos dias posteriores, você pode retornar aos carboidratos, porém sempre com moderação (não adianta comer como se não houvesse amanhã, com isso todo esforço será em vão).

Cereais, refrigerantes, pães, bolos e bebidas alcoólicas também estão proibidos no período em que você estiver na dieta.

O que está liberado?

Dieta do Carboidrato

Além dos ovos e carnes magras, folhas, legumes e laticínios magros (leite e iogurte desnatado) têm carta branca na sua alimentação. Eles devem estar presentes durante os dias da dieta.

Ao preparar as carnes magras, dê preferência por fazê-las grelhadas, assadas ou refogadas (lembre-se que as frituras estão proibidas, assim como molhos industrializados).

A mente por trás da dieta

A dieta do carboidrato é apontada por muitas mulheres como revolucionária, já que não exige muitas restrições alimentares como outros métodos. O responsável por tornar público esse método é o Dr. Robert Atkins.

Em 1972, Atkins ganhou notoriedade ao publicar o livro “A Dieta Revolucionária do Dr. Atkins (a famosa dieta do carboidrato)”. Esse meio de perder peso ganhou milhares de fãs, incluindo celebridades do cinema mundial, como a atriz Jennifer Aniston.

Nos anos 90, o célebre livro de Atkins passou cinco anos na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.

Prós e contras

Se por um lado, a efetividade da dieta de carboidratos foi comprovada por meio de pesquisas – quem aderiu à dieta emagreceu mais do que quem não optou pela doutrina de Atkins –, há estudos que relacionam essa dieta a problemas nos rins e coração.

Conhece alguém que é fã de dietas? Compartilhe essa matéria com ele!

 

Gostou? Conheça Também Estas Dietas para Emagrecer:

As dietas para emagrecer
Emagrecer com a Fórmula 47
Conheça a dieta do leite
→ Aprenda fazer unhas decoradas
 Dieta da USP
Como Calcular o IMC – Índice de Massa Corporal

Dieta do Carboidrato
Avalie este artigo

Leave a Reply